quarta-feira, 31 de março de 2010

Somos todos Zumbis

Ontem eu não conseguia dormir. Não consigo dormir a algumas semanas já. O cansaço acumulado vem me transformando em uma espécie de Zumbi mal-humorado. Ontem, enquanto eu rolava na cama de um lado para o outro, comecei a pensar sobre isso. Mas então me ocorreu: não é a privação do sono ou o cansaço ou qualquer outra coisa que me faz assim. Somos todos zumbis.

Comecei a pensar sobre as minhas frustrações, sobre as minhas tristezas e sobre as minhas decepções. “Preciso aprender a lidar com as decepções”. Eu não sei como. Um amigo me falou “pode não parecer, mas a vida também tem momentos bons”. É verdade. Momentos bons. Esse “negócio” que todos buscamos, a felicidade, não passa disso. Algumas pessoas têm um número maior de momentos bons do que outras. Ou momentos melhores. A questão é que eu acho que o ser humano, em sua essência, é triste. As pessoas vivem suas vidas tristes e incompletas, até que encontram alguns desses momentos e então pensam “puxa, eu sou feliz”. Não é.

A humanidade me decepciona cada vez mais. E como eu falei, não lido nada bem com decepções. Lá pelas 3 da manhã, eu consegui resumir o que eu penso sobre a felicidade da seguinte maneira: Imagine uma daquelas paredes de escalada. A gente vai subindo, só por subir. Não tem um motivo específico. É assim. Vivemos subindo uma parede de escalada, sem nenhum tipo de proteção. Nos agarramos a pequenas coisas como se fossem aquelas pedrinhas, e é aquilo que nos dá a força e o apoio pra continuar subindo. Algumas estão mais longe, outras mais perto. Algumas maiores, outras menores. Mas precisamos delas, e precisamos de algumas delas para não perder o equilíbrio. Chega uma hora, que atingimos o topo. E nossa única recompensa é olhar para baixo e ver que conseguimos.

Não sei se isso faz sentido para mais alguém. Para mim faz todo o sentido do mundo. E ontem, às 3 da manhã, fazia mais sentido ainda. Eu poderia descrever por horas como essa é a melhor metáfora para a vida. Eu adoro metáforas. Só sei que minhas pedrinhas andam meio escassas. E quebradiças. Não consigo olhar em volta e enxergar as melhores pedrinhas para me agarrar. Mas eu tenho que continuar subindo, porque na verdade, essa é a única regra. Não podemos parar de subir. Um exército de zumbis subindo uma parede de escalada.

quarta-feira, 3 de março de 2010

just to remind me

Passeando por emails antigos, encontrei isso. E não sei pq, tive vontade de compartilhar. Com ninguém, eu sei, mas é bom pra deixar em um lugar que eu não vá perder nunca mais.

"E agora eu estava dando uma olhada em alguns posts que ela tem guardado aqui no computador e acabei de ler um que me fez perder toda a vontade de escrever aqui. Primeiro porque é exatamente aquilo que eu queria dizer, mas não sei como e depois porque tá escrito tão bem, tão bonito que eu me sinto ridículo e estúpido querendo dizer as mesmas coisas com o meu vocabulário limitado e com as minhas frasesinhas tão burrinhas. Se eu soubesse que posso, eu pegaria aquele post e publicaria aqui. Mas eu acho que ela eventualmente vai fazer isso lá no blog dela. Espero que faça. É um texto muito bom pra ficar guardado na memória de um computador. E como nada que eu escreva vai ser tão bom quanto aquilo, vou apelar pra'quela velha turminha que diz o que a gente quer dizer de uma maneira mais concisa e poética do que eu jamais seria capaz de dizer."

Isso faz pouco ou nenhum sentido. Mas talvez tenha sido o melhor elogio que recebi na vida.